Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Zoológico se transforma em sala de aula para alunos de língua alemã

24/10/2013

O evento faz parte das atividades do Ano da Alemanha no Brasil e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de língua alemã adquiridos em sala de aula, aliando-os à importância da preservação do Meio Ambiente e da diversidade das espécies.
Aprender alemão de forma lúdica, em meio a macacos, pássaros e jacarés, entre outros bichos: essa é a proposta do evento Ein Tag im Zoo (“Um dia no Zoológico”), que levará mais de 200 alunos de língua alemã do Ensino Fundamental ao Zoológico de Sapucaia do Su, nos arredores de Porto Alegre, RS, nesta sexta-feira, dia 25 de outubro.

Promovido pelo Goethe-Institut, Coordenação de Ensino de Língua Alemã, Consulado Geral da Alemanha, IFPLA (Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã) e  Fundação Zoobotânica do RS, o evento faz parte das atividades do Ano da Alemanha no Brasil e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de língua alemã adquiridos em sala de aula, aliando-os à importância da preservação do Meio Ambiente e da diversidade das espécies.

 Os mais de 200 alunos de escolas de Porto Alegre e Westfália, RS, estarão envolvidos em atividades de língua alemã divididas em seis estações, montadas dentro do Jardim Zoológico e elaboradas em conjunto pelo Goethe-Institut, Coordenação de Ensino de Alemão e pelos futuros professores de alemão, alunos do IFPLA.  “Observar, pesquisar, aprender alemão e respeitar a natureza e os animais. Essa é  nossa proposta para este dia”, afirma Adrian Kissmann, Diretor de Ensino do Goethe-Institut Porto Alegre.

Além de proporcionar uma aula inesquecível para os estudantes, iniciativa pioneira também oferecerá aos futuros educadores uma vivência fundamental em sua formação. “Além do primeiro contato com alunos, essa experiência é uma primeiro passo para que os futuros professores se inspirem para planejar aulas diferentes, possibilitando o aprendizado da Língua Alemã fora do contexto de sala de aula” ressalta Darli Breunig, Diretor do IFPLA.

O Diretor de Educação Ambiental da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Felipe Amara,l considera a iniciativa um marco importante, que diversifica as ações do Zoológico,  potencializando o zoo como território do conhecimento. O Diretor defende que a iniciativa deva repetir no próximo ano, tornando-se um evento de periodicidade anual.  Para Felipe Amaral, a iniciativa também reitera a intensificação das relações entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Alemanha no cenário ambiental: “Participar dessa forma do ano da Alemanha no Brasil é algo que nos deixa muito contentes”.

Além de servir como exemplo importante para o encorajamento de iniciativas inovadoras no ensino da língua estrangeira, a aula de alemão no zoológico (Ein Tag im Zoo) promete ser uma experiência marcante na vida de alunos e professores.


Fonte: Bibiana Nilsson
Goethe-Institut Porto Alegre
Rua 24 de Outubro, 112
Porto Alegre - RS
CEP 90510-000
Brasil / Brasilien
Tel. (51) 2118-7800
Fax (51) 2118-7810
- See more at: http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/noticia/zoologico-se-transforma-em-sala-de-aula-para-alunos-de-lingua-alema/2671#sthash.02ffljwj.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário