Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A língua talian será a primeira a receber o título de língua de referência nacional - patrimônio cultural imaterial do Brasil

A língua talian será a primeira a receber o título de língua de referência nacional - patrimônio cultural imaterial do Brasil

Caxias do Sul-RS
Apresentamos a seguir o Ofício assinado por Paulo José Massolini, presidente da Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do RS (FIBRA), anunciando que a língua talian será a primeira a receber o título de língua de referência nacional - patrimônio cultural imaterial do Brasil  no dia 18/11/2014, durante o Seminário Ibero – Americano da Diversidade Linguística, que acontecerá de 17 a 20/11/2014 na cidade de Foz do Iguaçu – PR.

Oficio nº 205

Serafina Corrêa, 18 de Setembro de 2014.

“A LÍNGUA TALIAN NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, SERÁ A PRIMEIRA A RECEBER DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL O TÍTULO DE LÍNGUA DE REFERÊNCIA NACIONAL – PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL”.

Caros Amigos

Fomos informados oficialmente pelo Ministério da Cultura e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que será no dia 18/11/2014, durante o Seminário Ibero – Americano da Diversidade Linguística, que acontecerá de 17 a 20/11/2014 na cidade de Foz do Iguaçu – PR, que receberemos das mãos da Ministra da Cultura – Marta Suplicy o certificado tão esperado: “LÍNGUA TALIAN – LÍNGUA DE REFERÊNCIA NACIONAL DO BRASIL” e como consequência, nos tornaremos a primeira Língua a receber o título de “PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL”.

A ASSAPRORATABRAS, a ASSODITA, a FIBRA e toda comunidade italiana do Brasil deve comemorar este ato e esta conquista de 14 anos de luta, de apoios e articulações como uma vitória. O Brasil dá o primeiro passo para salvaguardar a nossa Língua.

Nosso saudoso Frei Rovílio Costa disse: “Só a Língua Talian pode traduzir a nossa experiência imigratória, nosso amor à família e ao trabalho”. “Eu complementaria com: o amor à religião e só ela pode manter viva nossa cultura de italianos que fomos e Ítalo Brasileiros que somos”.

Amigos testemunham, que em suas últimas homenagens, prometi ao Frei Rovílio Costa meu empenho e que só desistiria quando a Língua Talian receber seu reconhecimento maior. A ele em especial, a todos os Difusores e Colaboradores, ao grupo de estudos da Diversidade Linguística Nacional, a Universidade de Caxias do Sul, aos que fizeram nosso inventário e a equipe do Departamento Patrimônio Imaterial do IPHAN, dedicamos esta primeira etapa de trabalho.

Esta manifestação pessoal deve ser perdoada e ao mesmo tempo serve para que todos os amigos façam e continuem a fazer sua parte. É nossa obrigação repassarmos as futuras gerações esta Língua, a história da imigração e esta cultura ainda muito rica de valores que jamais devemos perder.

Finalizamos, solicitando para que divulguem e multipliquem esta boa notícia, inclusive aos meios de comunicação. O Brasil e o mundo devem saber valorizar nossa identidade Taliana in Mèrica.

Un strucon a tuti

Paulo José Massolini
Presidente

2 comentários:

  1. Al busier se fa fadiga saver quando el dise la verità!

    ResponderExcluir
  2. El sassin de na entità el se mèrita la bareta. Ndove zelo el Livro de Atas dea ASSPRORATABRAS?

    ResponderExcluir