Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MILITANTES ENGAJADOS EM PRESERVAR A LÍNGUA POMERANA PROMOVEM APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA POMERANA ATRAVÉS DE REDE SOCIAL.



 


UP POMERISCH SRIJWE UN LEESE LEIRE, grupo criado em janeiro de 2013 no FACEBOOK, já possui mais de 300 membros que compartilham assuntos diversos sobre a cultura e a língua, e principalmente se propõe a aprender a ler e escrever na língua. 
Por se tratar de uma língua com proposta de grafia recente um número significativo de pessoas têm buscado se apropriar da escrita através desse espaço. 
Iniciativa que merece destaque porque além de difundir a língua escrita e ser um espaço democrático de participação e problematização das questões sobre a língua, é também uma estratégia de preservação desse patrimônio imaterial.

Parabenizamos os idealizadores desse espaço e a todos àqueles que se encorajam a tentar, errar, acertar e compartilhar aquilo que sabem. Afinal, a língua não é propriedade particular de ninguém e sim patrimônio público dos que a praticam.
Conforme a opinião do idealizador e integrante de grupo, Lourival Bausen, “ sem dúvida nenhuma, esse espaço é vital para a expansão da escrita Pomerana, pois nós estamos na era digital e não podemos perder esta oportunidade de nos comunicar, apesar de que somos uma minoria do povo Pomerano que têm acesso a este instrumento. Sei que conhecimento guardado não vale nada. Somos habitantes de vários estados brasileiros e estamos entrando em conexão. E o melhor disso é conhecer novas pessoas que falam e entendem a língua Pomerana. Dankeschöin...”

Página https://www.facebook.com/groups/607376165944848/

Um comentário:

  1. A imagem da Alemanha com destaque para as regiões da Pomerânia e Renânia é de minha criação. Como não sou autorizado a participar do Forlibri, apesar de ter requerido participação no grupo 3 vezes de acordo com suas próprias normas há mais de um ano, também não autorizo o uso de minha imagem sem minha autorização.

    Na esperança de melhores relações futuras

    André Kuster

    Mestrando na Fonologia do Espiritosantense Hunsrückisch pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

    ResponderExcluir