Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Projeto de Valorização da Produção Tradicional da Rota do Enxaimel em Pomerode

Projeto de Valorização da Produção Tradicional da Rota do Enxaimel em Pomerode

O pão de cará, a torta de aipim, o café local do tipo arábica, o Kochkäse (queijo cozido), a gengibirra ou cerveja de gengibre (Ingwerbier ou Spritzbier) e o melado de cana, foram os produtos escolhidos pelos produtores rurais de Testo Alto e demais localidades do município de Pomerode para o desenvolvimento do projeto de valorização da produção tradicional relacionada com a paisagem cultural da Imigração em Santa Catarina.

O lançamento oficial da marca e embalagens aconteceu no dia 4 de dezembro, no Salão Belz, que é um dos bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, inserido no Conjunto Rural de Testo Alto. A ação faz parte do projeto Roteiros Nacionais de Imigração e foi desenvolvida com recursos do IPHAN através de convênio com a Fundação Cultural de Pomerode, que buscou o conhecimento e a experiência do Eng. Agrônomo Otto Walter Schmiedt, da empresa KAS Assessoria e Consultoria Ltda, para sua realização. O projeto conta ainda com a parceria da Associação Rota do Enxaimel e também com a participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri.

Ao longo de quatro meses de trabalho, uma série de reuniões e oficinas foram realizadas junto com os produtores, com o objetivo de resgatar receitas e selecionar os primeiros produtos que receberiam certificação de “produto original”. Cerca de 120 produtores rurais de Pomerode participaram das oficinas de planejamento inicial e de qualificação

Os Produtos Originais são produzidos com matérias primas locais, recheados de muita cultura e amor às tradições, cultivadas pelos moradores das comunidades rurais. O pão de cará, a torta de aipim, o café, o Kochkäse, a gengibirra e o melado de cana fazem parte de uma ampla gama de produtos locais que fazem parte da tradição alimentar e da culinária das regiões de imigração no sul do Brasil, especialmente no Vale do Itajaí em Santa Catarina.

Histórico do projeto
O convênio com a Fundação Cultural de Pomerode foi assinado pelo Iphan em 2012 e tem como objetivo o desenvolvimento de ações previstas pelo projeto Roteiros Nacionais de Imigração em Santa Catarina, por meio da consolidação e valorização da Rota do Enxaimel, da identificação e reconhecimento dos modos de fazer e demais manifestações de natureza imaterial e da conservação e manutenção de bens de valor cultural das áreas tombadas e de entorno do Conjunto Rural de Testo Alto, em Pomerode.

O projeto apontou ainda a necessidade e importância de estruturação de um espaço comunitário onde os produtores possam fazer e comercializar seus produtos, dentro das normas sanitárias e de forma cooperada, garantindo a continuidade e transmissão do conhecimento para as novas gerações. Esta é uma forma alternativa geração de renda que, aliada à visitação local que vem sendo estimulada pela Rota do Enxaimel, pode trazer uma nova oportunidade de sustentação econômica para a região.

Esta é uma ação prioritária para o IPHAN em Santa Catarina, que alia a preservação do patrimônio cultural com uma alternativa de desenvolvimento humano e econômico equilibrado e sustentável, dentro da proposta de reconhecimento da paisagem cultural da imigração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário