Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Westfália-RS participa do 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues

Sieben (e), Oliveira, Ahlert e Landmeier - Foto: Divulgação

Município participa do 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues

A cultura de Westfália foi destaque no 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues, realizado em Florianópolis (SC), de 23 a 25 de setembro. Uma comitiva westfaliana esteve representada pelo vice-prefeito, Otávio Landmeier, secretário de Educação e Cultura, Gustavo Sieben, e professor Lucildo Ahlert, que enalteceram a tradição do dialeto sapato-de-pau e da língua alemã no Município. Na quinta-feira, dia 24, das 15 horas às 16h30min, no Bloco B do auditório Henrique Fontes, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Trindade - Florianópolis, o tema central foram as Políticas Linguísticas e Línguas de Imigração. 

Na oportunidade, o professor Lucildo Ahlert falou da cultura westfaliana: percepções sobre a sua realidade, importância e expectativas futuras no Município de Westfália. Como orador, ele enalteceu a língua do sapato-de-pau com o estudo do dialeto e resgate à cultura de origem alemã. ’Foi uma oportunidade importante para Westfália demonstrar seu potencial cultural. Há vários anos nos reunimos para o estudo do sapato-de-pau e ter essa notoriedade em um evento nacional é a certeza de que estamos no caminho certo. O professor Lucildo foi muito bem na explanação e pudemos trocar muitas experiências’, enalteceu Landmeier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário