Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Projeto Histórias Bilíngue Alemão/Português atende 400 crianças em Blumenau-SC


Foto: Joseane Pitz Kock / Divulgação
Projeto Histórias Bilíngue atende 400 crianças

Em duas semanas, o projeto que leva histórias bilíngue aos bairros visitou quatro escolas na Região das Itoupavas, na cidade de Blumenau-SC.

O Projeto Histórias Bilíngue Alemão/Português, desenvolvido pela Fundação Cultural de Blumenau e Secretaria Municipal de Educação, passou nesta terça-feira, dia 1º/9, pela EBM Pedro I, Itoupava Central. Na quinta-feira, dia 3, é a vez da EIM Professora Ella Eichstadt, na Vila Itoupava, receber esta novidade que circula pela Região Norte da cidade desde o dia 17 de agosto. Já foram visitadas quatro escolas, contemplando uma média de 400 estudantes.

Apresentado no dia 7 de agosto, no Centro Cultural da Vila Itoupava, a iniciativa tem por objetivo desenvolver a contação de histórias nas línguas alemã e portuguesa nas escolas que disponibilizam na grade curricular a língua estrangeira. Idealizado e coordenado pela contadora de histórias Shirlei Dickmann, o projeto vai ao encontro dos objetivos da Fundação Cultural de Blumenau de descentralizar a cultura no município.

As professoras Berenice Rahn, Lílian Elena Wuegers, Rosemeli Zech Matias e Sueli Voelz também estão envolvidas na execução desse trabalho. O projeto piloto será desenvolvido inicialmente na Região Norte da cidade, mas em outro momento novas comunidades poderão receber a iniciativa.

Foto: Joseane Pitz Kock / Divulgação
Programação
Dia 3 - EIM Professora Ella Eichstadt, Vila Itoupava (matutino e vespertino)

Dia 4 - EBM Anita Garibaldi, Itoupava Central (matutino)

Dia 8 - EIM Dr. Blumenau, Itoupava Central (matutino e vespertino)

Dia 9 - EM Erich Klabunde, Vila Itoupava (matutino e vespertino)

Dia 11 - EBM Duque de Caxias, Itoupava Central (matutino)

Dia 14 - EBM Duque de Caxias, Itoupava Central (vespertino)

Dia 15 - EIM Willy Müller, Vila Itoupava (matutino e vespertino)

Dia 28 - EBM Pedro I (vespertino)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Nenhum comentário:

Postar um comentário