Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

1º Encontro Nacional dos Municípios Plurilíngues abre inscrições para monitoria

1º Encontro Nacional dos Municípios Plurilíngues abre inscrições para monitoria

Eduarda Hillebrandt*

O 1º Encontro Nacional dos Municípios Plurilíngues (ENMP), que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no térreo do Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas para monitoria. Alunos de graduação e pós-graduação interessados devem enviar email com nome, curso e número de matrícula para o endereço 1enmp2015@gmail.com , com cópia para evanesju@gmail.com . Monitores são isentados da taxa de inscrição, recebem certificado e camiseta.

O 1º ENMP propõe uma troca de experiências sobre a política de cooficialização das línguas no Brasil, além discutir o panorama, mapeamento e regulamentação da diversidade linguística no país. Desde a inciativa do município amazonense de São Gabriel da Cachoeira em 2002, que deu caráter cooficial a três línguas indígenas, 16 municípios brasileiros já cooficializaram línguas. Em Santa Catarina, a língua alemã em Pomerode e o dialeto germânico Hunsrückisch em Antônio Carlos tornaram-se cooficiais em 2010.

Realizado pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento de Política Linguística (IPOL) em parceria com a UFSC, o evento reunirá gestores municipais, líderes de associações culturais, pesquisadores e membros de comunidades linguísticas brasileiras. O encontro tem o apoio do Observatório de Políticas Linguísticas  da UFSC; do Macroprojeto ALMA-H, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e do Projeto Entrelínguas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mais informações no site do evento.

* Eduarda Hillebrandt é Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário